quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ULTIMA HORA, IMAGENS DE UM ACERVO

IMAGENS HISTÓRICAS  EXPOSTAS AO PÚBLICO NA ABI
              Samuel Wainer foi uma das maiores figuras intelectuais de nossa Pátria. Sua vida teve
              o fulgor de estrela a iluminar os caminhos do Brasil. Nossa guerra continua, a memória
              de Samuel Wainer é uma arma do povo.
                                                                                    Jorge Amado

Imagens históricas feitas entre os anos 50 e 60 retratando fatos da maior importância são apresentadas em 90 ampliações fotográficas escolhidas em mais de 160 mil cópias  fotográficas e 600 mil negativos efetuadas pela equipe do jornal Ultima Hora fundado em 1951 por Samuel Wainer, que foi o corpo e a alma do jornal, que viveu intensamente a noticia. Samuel revolucionou o jornalismo viveu o poder e também soube perdê-lo.
Ultima Hora teve um importante papel na redemocratização do Brasil,  na defesa do patrimônio nacional e na criação da Petrobras no governo Vargas. 
O Arquivo Público do Estado de São Paulo-APESP adquiriu em 1989 o importante acervo da família Wainer e faz um meticuloso trabalho de restauração e digitalização dos originais para torná-lo acessível a todos e democratizar a pesquisa documental. O projeto foi selecionado e viabilizado pelo Programa Petrobras Cultural.
A exposição fica no nono andar da Associação Brasileira de Imprensa aberta à visitação pública e vai para Porto Alegre em janeiro de 2016.
 
Serviço: "Ultima Hora, Imagens de um Acervo " Galeria do nono andar da ABI, rua Araújo Porto Alegre 71. Fica até 19/01/2016 de segunda a sexta de 10h às 18h. Entrada Franca

Nenhum comentário: