segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

IMPEACHMENT NÚMERO 2

A história se repete a primeira vez como tragédia e a segunda vez como farsa
                                      Karl Marx 18 Brumário
CADA FOTOGRAFIA CONTA UMA HISTÓRIA
O impeachment volta a trazer nuvens sombrias para o Brasil. Para uns é um golpe de uma elite derrotada para afastar um governo que venceu as últimas eleições pelo voto democrático. No entanto para outros é apenas a aplicação de preceito constitucional em casos excepcionais para afastar um governo que cometeu inúmeras irregularidades. Duas imagens tem semelhança, e procuram mostrar que os supremos mandatários tem sempre um grupo de "fiéis" para sua proteção.
Muitos anos se passaram, a correlação de forças é outra, Collor de presidente afastado por impedimento teve volta em triunfo, é senador da república, eleito pelas urnas e fez acordos com seu arqui-inimigo Luiz Inácio Lula em nome do "arco de alianças". A presidente Dilma Roussef tentou se manter no cargo tendo o apoio da base aliada e de seus eleitores .
foto Alcyr Cavalcanti
 
A imagem do presidente Collor foi feita em Angra dos Reis durante suas férias em 1991 pelo repórter-fotográfico Alcyr Cavalcanti e publicada no Jornal do Brasil em janeiro de 1991 . Pouco tempo depois ele seria afastado pelo Congresso. A imagem da presidente Dilma Roussef foi feita pelo repórter-fotográfico Ueslei Marcelino/Reuters e publicada na edição do Globo de 10/12/2015.
reprodução do Globo de foto de Ueslei Marcelino/Reuters
 

Nenhum comentário: