quarta-feira, 31 de maio de 2017

WORLD PRESS O MELHOR DO FOTOJORNALISMO

FOTÓGRAFO BURHAN OZBILICI DA ASSOCIATED PRESS É O VENCEDOR COM A IMAGEM DO ASSASSINATO DO EMBAIXADOR RUSSO ANDREI KARLOV
UMA IMAGEM CRUA QUE REPRESENTA O ÓDIO CONTEMPORÂNEO
             "Pensei, eu estou aqui. Mesmo que ele possa me ferir ou me matar, eu sou um jornalista
               e devo fazer meu trabalho"
                                           Burhan Ozbilici

O fotojornalista da Associated Press-AP teve a coragem, a frieza e a consciência da importância de seu trabalho em uma época em que intencionalmente ou não imagens decisivas que vão entrar para a história são interditas ou mesmo descartadas. Uma imagem excepcional que segue rigorosamente uma das máximas do Fotojornalismo, o click definitivo, direto sem artifício, sem manipulações do Adobe Photoshop, imagem nua e crua da vida como ela, é sem filtragem. O concurso com imagens de todo o mundo consegue reunir o melhor do Fotojornalismo mundial.
Foto vencedora de Burhran Ozibili clicada por celular
 
Para Mary Calvert, membro do júri que escolheu as melhores imagens do ano de 2016 em diversas categorias "Foi uma decisão muito difícil, mas a maioria sentiu que a foto era uma imagem explosivamente representativa do ódio contemporâneo. Nós realmente achamos que ela resume o que uma World Press Photo do Ano deve representar". A foto foi feita em dezembro de 2016 durante uma exposição em Ankara na Turquia por um policial turco que fez oito disparos aos gritos de Alah Akbar matou o embaixador e feriu duas pessoas.
Foram inscritas 82.951 fotografias por 5.775 fotógrafos de 128 países. Os fotojornalistas Lalo de Almeida da Folha de São Paulo foi também premiado com um Ensaio sobre crianças com microcefalia devido ao vírus da Zika, além de  Felipe Dana da AP com 'Batalha de Mosul" na ofensiva contra o estado Islâmico-ISIS no Iraque e Peter Bauza da Alemanha com imagens de um conjunto habitacional abandonado situado em Campo Grande, 40 km do Centro da Cidade.
 
 
A primeira vez que o concurso foi realizado foi em 1955 com 300 imagens de 42 fotógrafos.
 
 
Serviço: A exposição fotográfica  vai até 18 de junho de 10h ás 21h na Caixa Cultural na Avenida Almirante Barroso 25 -Centro-RJ  Entrada Gratuita

Nenhum comentário: