quinta-feira, 18 de outubro de 2012

POETINHA VINICIUS DE MORAES

VINICIUS E TOM UMA PARCERIA PARA A ETERNIDADE
40 ANOS SEM VINICIUS
No dia 9 de julho de 1980 morria Vinicius de Moraes depois de uma vida intensa deixando muita saudade em seus amigos e principalmente em seus inúmeros  amores. As obras do poetinha estão reunidas em uma luxuosa caixa organizada por Eucanaã Ferraz pela Editora Nova Fronteira. Eucanaã também fez o roteiro do filme sobre Vinicius do cineasta Miguel Faria Jr.
Vinicius de Moraes era botafoguense e Tom Jobim tricolor de carteirinha. Ambos trocaram levantamento de pesos por levantamento de copos. Se estivesse vivo, Vinicius de Moraes faria mais de 100 anos, de uma existência vivida intensamente sob o signo da inquietude, deixando um legado para a poesia, para a música, para o teatro e para as artes em geral. Vinicius foi um artista pleno. Boêmio de carteirinha, frequentador assíduo do Beco das Garrafas, e dos botequins cariocas,
photo by alcyr cavalcanti uso proibido sem autorização
foi parceiro de vários ícones da MPB, mas em seu final tinha um afeto especial por Tom Jobim e por Toquinho.
Tom Jobim bebendo o cafezinho da manhã após noitada interminável. Vinicius escreveu a peça "Orfeu da Conceição" em 1956 baseada na tragédia grega de Orfeu e Eurídice, adaptada aos morros cariocas no século XX, que depois foi levada ao cinema pelo diretor Marcel Camus em 1959, e ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cinema em Cannes. Tive a sorte de partilhar alguns momentos em sua casa, em reportagem para O Globo com a repórter Márcia Cezimbra no final dos anos setenta.Vinicius estava muito deprimido, e só conseguiu dialogar conosco, depois de muitas doses de White Horse. A imagem que registrava o momento da vida do artista foi feita no final da entrevista quando demonstrando muita tristeza o poeta sentou-se na entrada de sua casa.

Nenhum comentário: